bosuO bosu balance trainer 
 
(do inglês «both sides up») assemelha-se a metade de uma bola gigante sobre a qual se praticam exercícios.
 
Quando mantém o equilibrio sobre o bosu, reforça os movimentos e as posturas que adota na sua vida quotidiana e vai adquirindo agilidade.
 
Estes exercícios baseiam-se na fisioterapia e não só melhoram o aspeto do corpo como também beneficiam os ligamentos, o equilíbrio e a força.
 
Para além disso, o bosu possibilita inúmeras formas de trabalho físico, já que é possível realizar exercícios nas suas duas superfícies.
 
O que trabalha:
 
- O equilíbrio
 
Trabalhar sobre uma superfície desigual coloca o seu equilíbrio à prova e obriga-o a usar e fortalecer os músculos que estabilizam o segmento corporal central (do pescoço aos joelhos). A estabilidade exercita-se através de várias posições e movimentos que mobilizam os músculos agonistas e antagonistas, os neutralizadores e os estabilizadores.
 
- O controlo postural
 
É a capacidade de perceber a própria posição e ganhar consciência da simetria corporal e equilíbrio. Manter-se de pé no Bosu requer o correto alinhamento do corpo, sobretudo da coluna vertebral.
 
- O coração
 
O bosu utiliza-se como um step aeróbico mas exige mais equilíbrio, controlo e estabilidade, já que equilibrar-se na superfície arredondada da sua cúpula é mais complicado... e divertido! Aumenta a resistência e força muscular e cardíaca.
 
Os seus benefícios
 
- Aumenta a coordenação e a agilidade
- Aumenta a resistência dos músculos, do coração e dos vasos sanguíneos
- Melhora o equilíbrio
- Reforça os ligamentos e as articulações
- Melhora a preparação aeróbia
- Queima gorduras
 
 
 
 
 
 
 
http://saude.sapo.pt/peso-nutricao/em-forma/roteiro/bosu.html